sábado, 7 de março de 2009

aula 4 - espacialidade, eventos, ações

Sistemas de objetos e sistemas de ações interagem. De um lado, os sistemas de objetos condicionam a forma como se dão as ações e, de outro lado, o sistema de ações leva à criação de objetos novos ou se realiza sobre objetos preexistentes. É assim que o espaço encontra a sua dinâmica e se transforma. (SANTOS, 2002, pg. 63)

Os objetos e as ações – o espaço e a espacialidade se interagem constantemente, o espaço condiciona a ação assim como a ação produz um outro espaço. Uma dinâmica constante. As espacialidades podem acontecer em diversos momentos, podem acontecer simultaneamente compartilhando o mesmo espaço e podem ter períodos (duração) diferentes. As espacialidades são múltiplas o espaço é único. “(...) um evento é um instante do tempo dando-se em um ponto do espaço’ (...). (SANTOS, 2002, pg. 144)



Estes conceitos extraídos de Santos e Lefebvre, ilustrado na figura 1 acima, são uma simplificação de estudos que vão muito mais além do que comentamos, vale lembrar que Lefebvre escreve um livro para explicar esta relação (o espaço socialmente produzido), então, vamos simular um pouco esta teoria com alguns exemplos.

Evento:
Aula

Espaço:
O espaço é todo um sistema espacial socialmente produzido que condiciona a aula (a ação). Ou seja, para uma descrição bem rasa do que é esta condição sócio-espacial temos, a estrutura institucional, o projeto pedagógico do curso, os planos de ensino, as informações, os livros, as mesas, as cadeiras, os equipamentos de áudio-visual, etc. Repare que espaço não é apenas material, a matéria ou a materialização das ações – fazer uma cadeira – é um passado, logo – paisagem. Mas a mesma carteira, que é uma paisagem da sua própria manufatura é no presente uma condição espacial, uma condição para se produzir um outro espaço e ter como resultado uma paisagem transformada.


Paisagem:
A sala de aula é uma paisagem, paisagem por exemplo da obra que a construiu, uma ação, um evento passado. A posição das carteiras é uma paisagem da ação – limpar – produzida pelos faxineiros num evento que é passado, logo paisagem. Ao fim da aula, as carteiras reviradas, o quadro escrito, o chão sujo é uma paisagem do evento aula que enquanto presente era um espaço socialmente produzido – para Lefebvre, simplesmente, espaço.

Concluído, para o momento, de forma bastante simplificada a questão – espaço. A paisagem, sempre passado, é a materialização do espaço socialmente produzido. A paisagem é a materialização do espaço. O espaço por sua vez é a multiplicação inter-relacionada dos fatores espaço (condicionantes/sistemas) e eventos(ações).

Se a paisagem, é tudo que pode ser visto, logo é imagem. Enquanto imagem, a paisagem também faz parte de um sistema de objetos e automaticamente torna-se espaço. Ou seja a paisagem é espaço. Imagem é espaço; imagem condiciona eventos.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.